sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Tira Dúvidas: Celebrando o Noivado

Encontramos muitas informações na net e em livros especializados sobre cerimônias e festas de casamentos. Mas e os noivados?

Veja uma pequena listinha de dicas para acertar na comemoração de um noivado, que é o início de um compromisso maior rumo ao casamento. São pequenos cuidados, um mini manual de etiqueta para colocar o seu anel:

1 - Como começar? Para quem contar primeiro?

Tradicionalmente os pais da noiva devem ser os primeiros a saber do noivado. Se puder ser pessoalmente tanto melhor, mas se eles moram longe um telefonema basta. Se os pais dela são separados e tem outros matrimônios, é de bom tom avisar ao pai e a mãe e na sequencia os maridos e esposas atuais, para não ferir suscetibilidades.
Depois que os pais dos dois já sabem podemos passar ao próximo passo.
2 - Tenho filhos de outro casamento...
Nesse caso os filhos devem saber antes mesmo dos seus pais. É prudente uma conversa franca entre vc e seus filhos, inclusive sem a presença de seu noivo/noiva.
3 - Nossos pais não se conhecem, e agora?
Nesse caso seria muito interessante que eles se conhecessem o mais rápido possível, antes mesmo de uma comemoração mais oficial, se for esse o desejo de vcs.
Nesse caso a dica é que a mãe da noiva convide os pais do noivo para um jantar informal ou mesmo um café. A intenção é simplesmente conhecer e iniciar uma aproximação entre as famílias, que através do noivado inaugura um vínculo mais forte.
Se os pais forem separados - e dependendo da relação entre eles - esse convite pode acontecer separadamente, em dois momentos distintos.
Se todos moram longe, um telefonema de apresentação é suficiente.
4 - Ok. Todos avisados, queremos comemorar. Que tipo de festa podemos fazer?
O tipo de comemoração vai depender exclusivamente do estilo dos noivos e de seu desejo pessoal. Pode ser um jantar mais formal, um almoço, um pequeno coquetel ou mesmo um churrasco ao ar livre.
5 - Quem convidar?
Normalmente as celebrações de noivado são mais íntimas, ao contrário de tempos atrás onde pareciam um casamento em si. Hoje em dia o noivado é tempo de planejar o futuro, fortalecer os laços e portanto os casais e famílias não pretendem gastar muito nessa fase.
A dica é convidar os parentes mais próximos e amigos mais íntimos. Um detalhe no entanto não deve ser esquecido: todos os convidados para a festa de noivado devem necessariamente constar da lista de convidados para o casamento de vcs.
6 - Presentes. As pessoas devem presentear casais noivando?
Levar presentes a uma festa de noivado não é imprescindível. Se você foi convidada(o) e resolver levar presentes, lembre-se que eles devem ser mais modestos que os presentes de casamento em si. Se você ganhar presentes de algumas pessoas, abra discretamente apenas com o convidado que o levou ou depois da festa para não embaraçar os demais convidados.
7 - O que vestir?
As roupas dos noivos deve estar adequada ao tipo de celebração realizada. Não faz sentido colocar aquele vestido lindo e vaporoso, com muita sofisticação, num churrasco ao ar livre e vice versa, não vale aquela sandalinha de todo dia num jantar formal.
A dica é não exagerar e não cair na armadilha de colocar aquele vestido lindo, super na moda e que será super datado. Passados cinco anos vc vai querer morrer ao ver as fotos! Escolha algo condizente com sua personalidade, mas mais vocacionado para o clássico e lembre que em tempos de câmeras digitais você terá muitos registros desse dia tão especial.
É isso. Comemore o seu noivado com descrição mas com muita alegria, pois o momento é de festa!

5 comentários:

Christiane disse...

Decidimos ficar noivos (é, foi uma decisão conjunta - os dois em empregos estáveis, ele se formando na segunda faculdade, sete anos juntos) na véspera do dia 12 de junho de 2008 em frente à joalheria(foi meu presente de dia dos namorados), mas guardamos as alianças porque queríamos (eu!) que nossos pais estivessem junto. Com a desculpa de que é raro sairmos os seis (nós, meus pais e os pais dele), marcamos um jantar. Foi lá que meu noivo "pediu" permissão para o meu pai para casar comigo. Não foi exatamente como eu tinha imaginado, mas foi super bonitinho. Foi a maior choradeira. No dia seguinte, a família toda já sabia. Foi só mostrar as alianças e responder a todas as perguntas que toda noiva deve ouvir. Essa foi a nossa comemoração. Nem pensamos em uma festa de noivado. Mas foi ótimo do jeito que foi.

Bem casados disse...

Obrigada pelas dicas.

Meu noivado "oficial" será em março.

Camilla Sartorato disse...

O noivado é um dos momentos mais importantes que antecedem o casamento.

É a certeza que tudo o que sempre sonhos logo irá se realizar!

Tem que ter a cara dos noivos! E ser um momento superfeliz!
É isso ai!

Bjo

Ana Flávia disse...

Boa a dica!! Obrigada!
Vou noivar em abril!
Estou em um dilema de como contar pro meu pai, pois ele só viu meu namorado uma vez, mora em outra cidade, e tb não é muito a favor de casamentos não!! Queria q fosse pessoalmente porém acho que não vai ter como!
bjos

Claudinha disse...

O meu noivado foi surpresa para mim!!! Meu noivo organizou tudo, me enganou direitinho! Chamou nossas famílias e os amigos mais próximos, foi uma coisa bem íntima mas com certeza e maior demonstração de amor que uma noiva poderia receber!! Foi emocionante! Inesquecível, ver todos ali, o nervosismo dele, o pedido feito à minha mãe, a benção do pai dele, e claro a minha cara de boba... Adorei meu noivado surpresa! super indico! srsrs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...